Muitas mudanças podem ser percebidas nos edifícios residenciais no Brasil desde o surgimento dos primeiros apartamentos no início do século XX, assim como na forma de morar e ocupar esses espaços, isso porque a maneira como as pessoas habitam suas casas está – diretamente – relacionada a cultura e as transformações sociais de uma sociedade em determinada época.
Diante disso, o mercado imobiliário vem aprimorando o morar contemporâneo oferecendo novas tipologias para os empreendimentos residenciais, como exemplo as casas suspensas. Como o próprio nome sugere, as casas suspensas possuem uma configuração que mais remete a uma casa do que um apartamento. Trata-se de imóveis totalmente conectados com a cidade, mas com a atmosfera de um refúgio urbano.
Plantas com vãos livres, integração dos espaços – interno e externo – por meio de varandas, grandes esquadrias objetivando iluminação e ventilação natural, além de um paisagismo específico aliado a uma arquitetura biofílica, afim de garantir uma conexão com a natureza, são algumas das características das casas suspensas. Ou seja, nessa tipologia é possível unir todo o espaço e comodidade de uma casa térrea, mas com a segurança e a diversidade de áreas comuns e serviços que apenas um condomínio pode oferecer.
Os conceitos de sustentabilidade também vêm fortemente presentes nos empreendimentos casas suspensas, observa-se cada vez mais uma consciência ambiental com a sociedade e a vida coletiva, seja através de estratégias construtivas e/ou projetuais ou ainda com as certificações, a ideia é garantir um baixo impacto ambiental não só durante o período de obra, mas também por toda a vida útil da edificação.
Outra particularidade nesse tipo de imóvel são as estruturas de lazer – completas e equipadas – com espaços compartilhados, piscina, brinquedoteca, espaço gourmet, livings externos, além de ambientes como academia, studio de pilates, spa, sauna, sala massagem, etc. que englobam a categoria “health and wellness”, tendência que caracteriza o novo morar e tem como principal objetivo proporcionar conforto e bem-estar e, consequentemente, contribuir com a qualidade de vida dos moradores, sem que seja preciso sair de casa.